Em 2000 foi oficializado o Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data tem como objetivo estimular as pessoas a denunciarem casos próximos, e se engajarem em ações e campanhas para tornar mais eficaz o enfrentamento a essa violação. Em 18 de maio de 1973 uma menina de 8 anos chamada Araceli Cabrera Sanches, foi vítima desse crime, por esse motivo tem-se essa data como homenagem.
O SEST SENAT cuja administração é mantida regionalmente pela Federação de base, vem ao longo dos anos realizando várias campanhas para fazer a sociedade se sensibilizar com a causa. Este ano o SEST SENAT em parceria com a FETRANS e a PRF – Policia Rodoviária Federal realizam no dia 18 de maio ação do Comando de Saúde nas Rodovias, onde o intuito é orientar os motoristas a contribuírem para combater essa prática criminosa. As instituições desenvolvem atividades voltadas ao trabalhador do transporte com o objetivo de despertar nesses profissionais um olhar crítico sobre a temática e incentivá-los a se tornarem agentes de proteção social na redução desse tipo de crime.
Além das orientações, os motoristas passarão por exames rápidos, como aferimento de pressão, verificação de peso, altura, massa corpórea, circunferência cervical e abdominal, acuidade visual e auditiva, frequência cardíaca, glicemia, dentre outras ações. A FETRANS estará presente dando dicas sobre condução segura, além de informar aos motoristas sobre o trabalho cultural que realiza através do Centro Cultural do Transporte.