A Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Ceará, Piauí e Maranhão (FETRANS) foi criada em 27 de abril de 1989, com sede em Fortaleza, no Ceará. É uma entidade sindical, constituída para representar as empresas de ônibus de sua base territorial junto à comunidade e aos poderes públicos, colaborando com as políticas de desenvolvimento do transporte.

Filiada à Confederação Nacional dos Transportes – CNT, a FETRANS mantém sob sua jurisdição o Conselho Regional Nordeste I do Sest Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), com suas unidades no Ceará, Piauí e Maranhão. O Sest Senat tem três sedes no Ceará, nas cidades de Fortaleza, Sobral e Crato, duas no Piauí, em Teresina e Picos e duas no Maranhão, em São Luis e Imperatriz.

A FETRANS mantém ainda o Centro Cultural do Transporte e o Núcleo Socioambiental, que promovem e apoiam projetos culturais, sociais e ambientais, oferecendo à sociedade oportunidades para melhorias da qualidade de vida, conhecimento, lazer e experiências cidadãs.