A FEDERAÇÃO

Todos os dias, cerca de 32 milhões de passageiros nas grandes cidades brasileiras são atendidos pelo transporte público coletivo para chegar aos seus destinos. Nesse contexto, o transporte cumpre um papel essencial, uma vez que permite o deslocamento de várias pessoas ao mesmo tempo em um único veículo, sendo uma das melhores opções para uma mobilidade urbana mais eficaz, reduzindo o fluxo do tráfego urbano e contribuindo para o meio ambiente.

Entidade representativa do setor, a FETRANS – Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Ceará, Piauí e Maranhão foi fundada em 1989, e congrega 9 sindicatos de empresas de transporte urbano, interurbano e de fretamento e turismo.

É uma entidade sindical cuja natureza jurídica é denominada Associação Privada de atividade econômica de organizações associativas patronais e empresariais, constituída para representar os filiados de sua base territorial junto a sociedade civil e aos poderes públicos colaborando com as políticas de desenvolvimento do transporte, objetivando uma maior competitividade para o setor.

Filiada à Confederação Nacional dos Transportes – CNT, a FETRANS mantém sob sua jurisdição o Conselho Regional Nordeste I (CRNE I) do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) que conta com uma estrutura de 07 (sete) unidades operacionais espalhadas por sua base de atuação, trabalhando para o desenvolvimento profissional e bem-estar do trabalhador em transporte e sua família.

A FETRANS mantém ainda o Centro Cultural do Transporte e o Núcleo Socioambiental, que promovem e apoiam projetos culturais, sociais e ambientais, oferecendo à sociedade oportunidades para melhorias da qualidade de vida, conhecimento, lazer e experiências cidadãs, promovendo a sustentabilidade. Seu principal objetivo é defender os interesses em prol do setor de transporte.

 

MISSÃO:

Representar os sindicatos filiados, bem como fomentar, fortalecer e defender os interesses do setor de transportes, contribuindo assim com o desenvolvimento da mobilidade nos estados do Ceará, Piauí e Maranhão.

VISÃO:

Consolidar-se como instituição atuante no setor de transportes, primando para que o transporte público de passageiros do Ceará, Piauí e Maranhão se tornem referência nacional.

 

VALORES:

  • Ética;
  • Transparência;
  • Representatividade;
  • Comprometimento;
  • Responsabilidade socioambiental;
  • Valorização do capital humano.