A Organização Mundial de Saúde celebra sempre no dia 1º de dezembro o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Segundo estimativas do Ministério da Saúde, o número de pessoas infectadas pelo HIV no Brasil este ano é de aproximadamente 530.000. Dessas, 25,4% não sabem que estão infectadas e cerca de 30% dos pacientes chegam tardiamente ao serviço de saúde.
Pensando nisso, no mês de dezembro as unidades do Conselho Regional Nordeste 1 -CRN1 – efetivaram ações de esclarecimento e orientações para a comunidade além de serviços de saúde.
No Crato, uma palestra sobre como evitar a doença foi ministrada por José Valdir Barbosa Filho, no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes – Juazeiro do Norte. Além da palestra, a unidade mobilizou os colaboradores durante todo o mês com distribuição de panfletos, preservativos e uso de botons.
Em Fortaleza, por meio de parceria com a Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS e a Prefeitura Municipal de Fortaleza, o Sest Senat realizou uma campanha interna de prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis. A ação foi gratuita e destinada exclusivamente aos alunos do Projeto Jovem Aprendiz.
Em Imperatriz, a ação teve como alvo, os funcionários das empresas de transporte da região. Na ocasião foi ministrada palestra ressaltando a importância da prevenção às doenças sexualmente transmissíveis.
A unidade de São Luís realizou palestra com o objetivo de alertar a todos sobre os perigos das DST’s.