Muito disseminada no mercado financeira, a sigla ESG – do inglês “Environmental, Social and Corporate Governance” – “Dados ambientais, sociais e de governança corporativa” – tem sido utilizada por muitas empresas para referirem-se a métricas relacionadas a ativos intangíveis, como uma espécie de pontuação de crédito social corporativa. Em outras palavras, passou a designar uma agenda de boas práticas a serem perseguidas pelas empresas, sob o olhar de consumidores cada vez mais exigentes. Trata-se de uma tendência mundial que busca o aprimoramento das boas práticas de gestão, aliadas a questões sociais e ambientais, que já são consideradas imprescindíveis para a sobrevivência no mercado.
Para ajudar as empresas do transporte interessadas no tema, a Agência CNT preparou um material especial, que inclui um podcast, um vídeo e uma série de três reportagens publicada pela Revista CNT Transporte Atual, com o intuito de esclarecer e apontar caminhos para essa reorganização de valores, em que as empresas precisam precisa estar atentas às oportunidades e eventuais cobranças. O material está disponível no portal da Agência CNT (https://www.cnt.org.br/agencia-cnt), no canal da CNT no Spotify (https://open.spotify.com/episode/4LTDIlnYFN9qdXN9uhFHWT). Já o compilado das reportagens pode ser conferido no link: https://cdn.cnt.org.br/diretorioVirtualPrd/5d3bdc51-9b33-47ed-81ca-81abd0dccb72.pdf .