Com o objetivo de proporcionar melhor qualificação e mais cuidados com a saúde aos caminhoneiros de todo o Brasil, o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem no Transporte (Sest Senat) passa a ofertar dois novos serviços para esses profissionais neste mês.
Em parceria com a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), a instituição criou a Certificação Profissional para Caminhoneiros Autônomos de Transporte de Cargas. A capacitação é composta por cinco módulos, ministrados em formato EaD, com foco na visão empreendedora. Eles tratam de temas que vão desde como conquistar e fidelizar clientes até a elaboração de orçamentos. Para conquistar a certificação, os caminhoneiros também precisam passar pelo curso presencial de Eficiência Energética, que é oferecido nas unidades operacionais do Sest Senat.
Ao concluir todos os módulos EaD e obter aprovação na prova prática do curso presencial, que é realizada nos simuladores de direção do Sest Senat, o caminhoneiro recebe a certificação. Desenvolvendo as habilidades englobadas em toda a jornada de qualificação, o motorista poderá aprimorar o serviço ofertado, fazer uma melhor manutenção do veículo, manter os custos sob controle, e até conquistar mais lucros com as entregas.
Também comprometido com a promoção da saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores do transporte, o Sest Senat firmou acordo de cooperação com o Ministério da Saúde para a distribuição de 500 mil exemplares do Cartão de Saúde dos Caminhoneiros e das Caminhoneiras. Com o documento, os profissionais poderão ter melhor acompanhamento dos tratamentos e demais serviços de saúde utilizados, ao acessarem as Unidades de Atenção Primária em Saúde.
As primeiras unidades dos cartões começam a ser distribuídas nesta semana pelas unidades operacionais do Sest Senat localizadas nas capitais. Em Fortaleza, São Luís e Teresina eles já estão disponíveis. Em breve, as unidades de Sobral/CE, Picos/PI, e Imperatriz/MA também iniciarão a distribuição. Em abril, os gestores, os coordenadores do Sest e os técnicos de Promoção Social das unidades operacionais foram treinados para realizar a entrega do cartão, obedecendo todos os protocolos de saúde estabelecidos pelas autoridades.
A parceria com o Ministério da Saúde é estratégica para fortalecer ainda mais a rede de cuidados com esses profissionais, uma vez que, por passarem a maior parte do tempo nas rodovias, eles têm mais dificuldade de cuidar da saúde. Por isso, políticas públicas que privilegiem e incentivem o acesso aos serviços de saúde por parte desse público são consideradas tão importantes.