Lançada na última terça-feira (27), no Brasil, pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, a Campanha Maio Amarelo deste ano traz o tema “Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito”. A Confederação Nacional do Transporte (CNT) e o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem no Transporte (SEST SENAT) são apoiadores centrais da ação que pede pela união de pedestres, ciclistas, motoristas, passageiros e motociclistas em torno do respeito às regras e à boa convivência no trânsito.
De acordo com o último levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde, em 2019, mais de 31 mil pessoas morreram nas estradas e vias brasileiras. Apesar de ser o menor número registrado desde 2021, o índice ainda é considerado elevado. Por isso se dá a importância da realização de campanhas de conscientização e a mobilização da sociedade por um trânsito mais seguro.
A Campanha Maio Amarelo existe desde 2014 com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Trata-se de um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito.