De origem portuguesa o carnaval surgiu no Brasil no século XVII, ainda no período colonial. As primeiras manifestações foram os entrudos praticados pelos escravos. Décadas depois surgiram os cordões, as festas de salão, os corsos, as escolas de samba, frevos, e maracatus.
Com o tempo o carnaval tornou-se a festa mais popular do Brasil reunindo milhares de pessoas nas ruas das cidades. Com fantasias e adereços os brincantes embalam-se nos ritmos bem brasileiros com letras irreverentes e muitas brincadeiras que atravessam os anos e permanecem em nossa cultura até hoje.
Para celebrar essa tradição o Centro Cultural do Transporte organizou a mostra “Carnavais do Brasil” composta de imagens carnavalescas de diversas cidades brasileiras com destaque para o transporte de passageiros responsáveis pelo deslocamento dos foliões e que muitas vezes recebiam adereços abrilhantando ainda mais os desfiles pelas ruas em dias de carnaval.
Aberta ao público de segunda a sexta no Hall do 1° andar do Sest/Senat Fortaleza. Mais informações: (85) 3304-4130.
No mês de fevereiro o Centro Cultural apresentou a exposição temporária “Carnavais do Brasil” no hall do 1° andar do Sest Senat.