A Confederação Nacional do Transporte (CNT) lançou, no final do mês de fevereiro, a Série Especial de Economia – Combustíveis, publicação que traz análises sobre a caracterização da cadeia de produção e distribuição de cada combustível, a análise da formação de preços, os impactos de políticas de desoneração tributária, características do abastecimento no Brasil, medidas que outros países adotaram para conter a alta dos preços e a discussão de medidas aderentes à realidade brasileira para reduzir o impacto das oscilações de preços aos transportadores e à sociedade.
A primeira edição da série retrata a organização da cadeia de produção e de distribuição do óleo diesel no país, desde a extração de petróleo até a revenda ao consumidor final. O documento aponta, inclusive, por que os combustíveis fazem parte do grupo que mais contribui para a persistência da inflação nacional. Fato que deve se agravar com a retirada da isenção de tributos federais (PIS, Pasep e Confins) incidentes sobre gasolina, álcool, querosene de aviação e gás natural veicular.
Os demais volumes trarão informações sobre o mercado de combustíveis utilizados em todas as modalidades de transporte: bunker, querosene de aviação e diesel ferroviário.
A série inaugura também o Painel CNT de Combustíveis, uma ferramenta dinâmica com informações sobre o mercado de combustíveis. Nesse primeiro momento, é possível consultar dados de óleo diesel, como preço semanal, produção anual, importações e exportações, além das vendas. Para acessar a primeira edição da Série Especial de Economia – Combustíveis, basta clicar aqui.
Fonte: CNT