Disseminada mundialmente e com grande relevância para a população, a campanha Outubro Rosa é símbolo da luta contra o câncer de mama, doença que atinge cerca de 1,38 milhões de pessoas no mundo, anualmente, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). A mobilização tem por objetivo alertar para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce e incentiva a prática do autoexame. As mulheres são as principais vítimas da doença, ainda que homens também possam desenvolvê-la, mas de maneira rara, representando apenas 1% do total de casos. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é de que, até o final de 2020, 66.280 novos casos sejam diagnosticados.
Pensando nisso, a Confederação Nacional do Transporte (CNT), o Serviço Social do Transporte (Sest), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e o Instituto de Transporte e Logística (ITL) se unem à Campanha, para reforçar, entre profissionais e empresas do setor, as informações acerca da doença e incentivar os hábitos saudáveis que contribuem para a prevenção e o diagnóstico precoce. Além do autoexame, imprescindível para a detecção, aumentando em 95% as chances de cura em estágio inicial da doença, a prática de atividades físicas e a alimentação saudável também são fatores importantes para evitar o desenvolvimento do problema.