A edição 2017 do Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar trouxe novidades destacando as três melhores ações desenvolvidas pelas empresas do setor em busca por soluções criativas ambientalmente sustentáveis no critério “Ação Inovadora”.
Vencedoras no Ceará
Óleo de cozinha usado: nós coletamos, a natureza agradece (1º Lugar – Empresa Vitória)
A empresa campeã, após analisar problemáticas adequadas às normas do concurso, optou por trabalhar com o óleo de cozinha usado, avaliando a amplitude que a iniciativa teria quando o processo fosse iniciado. A empresa mobilizou seus colaboradores e familiares, além de entidades parceiras da empresa nos diversos projetos já implementados, e a ideia é composta por diversas ações gradativas, referentes às boas práticas de educação ambiental com o óleo de cozinha usado. O ciclo do projeto tem três etapas: sensibilização; arrecadação; e, por último, a destinação do óleo para uma empresa parceira. Essa empresa fica responsável pela filtragem do óleo, destinado-a para uma indústria de sabão ecológico. O material obtido é encaminhado novamente à empresa, mas em formas de barras de sabão que são doadas às instituições carentes.
Ônibus Verde (2º Lugar – Transportes Aliança)
Já a segunda colocada atuou como agente multiplicador de ações de educação ambiental envolvendo colaboradores e comunidade, mostrando a importância da preservação do meio ambiente. O ônibus foi grafitado com arte urbana do artista Luz Almeida com o tema Preservação do Meio Ambiente, com o objetivo de aproximar da comunidade, de forma leve e informal, mensagens educativas e de conscientização sobre a preservação do meio ambiente.
Expresso Literário (3º Lugar – Expresso Guanabara)
O projeto da terceira colocada foi readequar um espaço para crianças e adolescentes da Escola de Ensino Fundamental e Médio Professor Paulo Ayrton de Araújo situada ao lado da empresa. Essa ação buscou estimular os alunos a frequentarem a biblioteca de forma mais assídua e instiga-los à leitura de novos exemplares de livros, em um ambiente ecologicamente correto, humanizado e criativo.
Vencedoras no Piauí
Encontro no busão (1º Lugar – Expresso Santa Cruz)
A ação da empresa campeã tem como finalidade criar um ambiente agradável e descontraído com materiais reciclados, com o fim de promover a conscientização e a importância da reciclagem para o meio ambiente, e proporcionar sinergia na equipe. A ação contou com um desmonte de um ônibus em desuso, para reutilização das peças que antigamente iria para a sucata, a frente dele foi retirada e fixada na parede da sala de treinamento/reunião para ser transformada em telão e servir de suporte para transmissão de vídeos aos usuários. O resultado foi uma surpreendente sensação de que o veículo estava surgindo da parede.
Revitalização e adequação ao uso de área verde (2º Lugar – Expresso Gu
anabara)
Já a segunda colocada, ao perceber que alunos de uma escola próxima utilizavam o espaço à frente da garagem da empresa para retornarem às suas casas, aproveitou as sobras de construção e pneus inservíveis criando uma trilha e nichos de pneus com mudas de plantas, além de identificar as espécies da flora que se encontram plantadas na área. Reaproveitou-se também uma bobina de cabos de alta tensão, transformando em uma mesa, para uso dos funcionários, passageiros e comunidade como uma pequena área de lazer.
Reciclagem/Reutilização de sucatas (3º Lugar – EMVIPI)
A terceira premiada, pensando na problemática do lixo, trabalhou com as reciclagens de resíduos sólidos como sucata de banco de ônibus, algumas peças de ônibus como filtro de ar e galão de diesel, percebendo que os mesmos eram desperdiçados e podem gerar renda extra, sendo transformados como artigos de decoração e de utilidades do dia a dia. Esse processo utilizado é uma atividade econômica com muitos benefícios ambientais.
Vencedoras no Maranhão
Cuide do meio ambiente (1º Lugar – Víx logística)
A ideia da campeã, Vix Logística, foi de implantar no hábito dos seus colaboradores o senso de sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente. Foram plantadas mudas de plantas com participação dos colaboradores no interior da garagem, ficando cada funcionário responsável pela sua muda, devendo regá-la e cuidar dela sempre. Os resultados foram positivos, pois cada colaborador tem agora ilustrado e fixado em seu dia a dia a importância do constante atenção com o meio ambiente que o rodeia.
Coletores de lixo (2º Lugar – Prime Plus)
A ação da segunda colocada envolve a substituição dos filtros de ar. A cada manutenção preventiva e corretiva dos veículos, são inspecionados o filtro de ar do motor, onde são descartados quando necessário e, a cada 20 mil quilômetros rodados é realizada a substituição do filtro, sendo reutilizados na confecção de lixeiras recicláveis para os setores administrativos da empresa.
Filtro de ar, reutilizar é reciclar (3º Lugar – Taguatur Matriz)
A organização que obteve o terceiro lugar se preocupou em desenvolver conceitos e atitudes de reciclagem com materiais e produtos que normalmente são jogados fora, podendo ser reutilizados ou reciclados, visto que ajuda a preservar o meio ambiente por meio da sua nova utilização. A empresa recicla seus filtros de ar, os transformando em lixeiras, centros de mesa e até mesmo lustres e luminárias.