Em 22 de abril, comemora-se o Dia da Terra. A data foi criada pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de despertar a consciência da população de todo o mundo sobre a importância de se preservar o meio ambiente.
O Senador norte americano, e ativista ambiental, Gaylord Nelson foi um dos primeiros políticos a lutar abertamente, e chamar a atenção da opinião pública, para a necessidade de criação de uma agenda ambiental mundial para a preservação dos ecossistemas do planeta.
Ele organizou a primeira manifestação efetiva sobre o tema no dia 22 de abril de 1970 (22/04/1970), conseguindo reunir duas mil universidades, dez mil escolas primárias e secundárias e centenas de comunidades no evento. A pressão popular surtiu efeito, e o governo americano criou não apenas a Agência de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency), como foram discutidas e aprovadas várias leis de proteção de ecossistemas terrestres.
Em 2009, 37 anos após o esforço pioneiro do senador Gaylord Nelson, a ONU finalmente reconheceu a importância desta data para a conscientização dos problemas ambientais e instituiu o Dia Internacional da mãe Terra, celebrado em 22 de abril.