O papel fundamental da água em nossas vidas é algo indiscutível. Apesar de o nosso planeta ser repleto de água, menos de 3% é água doce e própria para o consumo humano. Além da escassez de água em algumas regiões, enfrentamos ainda o problema da baixa qualidade. A poluição causada pelas atividades humanas faz com que a água esteja disponível, porém não esteja própria para o consumo. Estima-se que 20% da população mundial não tenham acesso à água limpa e, segundo a UNICEF, cerca de 1400 crianças menores que cinco anos de idade morrem todos os dias em decorrência da falta de água potável, saneamento básico e higiene.
Diante dessa realidade, em 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água, comemorada no dia 22 de março, visando à conscientização da população a respeito dessa valiosa substância. A FETRANS apóia datas como essa e segue atuando junto às empresas do setor de transporte com o Despoluir – Programa Ambiental do Transporte, consciente de que num mundo com profundas mudanças climáticas em curso, o transporte é uma das peças chave do caminho ecologicamente equilibrado.
Em novembro do ano passado, a FETRANS realizou o I Seminário Programa Despoluir de Sustentabilidade & Transporte 2017 – Gestão Hídrica: Inovação e Tecnologia, reunindo representantes de diversos setores para apresentar os avanços tecnológicos na área ambiental, aprofundar os fundamentos técnicos sobre Gestão Hídrica em seus diversos aspectos e propiciar aos participantes um debate construtivo de idéias e ações criativas na busca por soluções ambientalmente sustentáveis. Na oportunidade, empresas do setor de transporte participaram de um bate-papo compartilhando algumas de suas experiências em Gestão Hídrica e outras práticas sustentáveis, realizadas sob a orientação do Despoluir.