Um grupo formado por representantes de ONGs, poder público, operadores do transporte público, sob coordenação da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) lançou o “Guia Eleições 2020 – Como ter um transporte público eficiente, barato e com qualidade na sua cidade”, direcionado aos futuros prefeitos e vereadores das cidades brasileiras em pleito que ocorrerá este ano.
A publicação, que já está disponível para acesso, reúne em oito temas as principais medidas a serem tomadas para um transporte público eficiente, com foco no ônibus urbano, responsável, conforme o guia, por 85,7% dos deslocamentos de pessoas em transporte público nas cidades brasileiras – o restante é atendido por trens urbanos, metrôs, barcas e serviços organizados de vans. O principal objetivo do material é esclarecer e orientar tecnicamente a formulação de soluções para os problemas do transporte público, tais como custo e tarifa, infraestrutura e modelo de contratação dos serviços, melhorando assim o serviço de transporte coletivo no País.
As ações recomendadas no guia para os mandatos de quatro anos foram elaboradas a partir das propostas contidas no Caderno Técnico no 25 da ANTP “Construindo Hoje o Amanhã: Propostas para o Transporte Público e a Mobilidade Urbana Sustentável no Brasil”, que cita, por exemplo, a transparência das informações básicas sobre o serviço de transporte, como contratos, operação e custos envolvidos.
A guia também trata da necessidade de adoção de um novo modelo de contratação do serviço de transporte público que solucionaria problemas crônicos como o cálculo das tarifas baseado no número de passageiros transportados ao invés da qualidade do serviço. Outro desafio para um transporte coletivo urbano de qualidade é a falta de infraestrutura urbana adequada. Nesse sentido, a cartilha aponta a priorização do transporte como solução e detalha passo a passo como fazer isso.
Para ler o “Guia Eleições 2020 – Como ter um transporte público eficiente, barato e com qualidade na sua cidade”, acesse o link: https://bit.ly/3n2Kl2F