Vários empresários do setor de transporte lançaram, em março, a campanha “Privatiza Já!” com o intuito de defender a retomada dos processos de privatização no Brasil. A iniciativa busca apoiar o Governo Federal a intensificar as ações no âmbito do Programa Nacional de Desestatização (PND). Eles defendem a ideia de que a privatização é o instrumento mais adequado para modernizar as empresas, a partir da transferência de ativos do Estado para a iniciativa privada.
O grupo pretende atuar junto ao Congresso Nacional para conseguir a aprovação de leis que permitam a venda de empresas estatais de controle direto. Atualmente, o Brasil tem 188 estatais federais, sendo 46 de controle direto e 142 de controle indireto. Segundo o Supremo Tribunal Federal (STF), para a venda desse último grupo, não é necessária a autorização legislativa.
A Confederação Nacional do Transporte (CNT) se posiciona de forma favorável ao movimento. Para o presidente da Confederação, Vander Costa, a solução para os atuais gargalos da infraestrutura do País, passa, obrigatoriamente, pela expansão da participação da iniciativa privada nos investimentos e na gestão do setor.