Inicia neste mês de janeiro o prazo para empresas participantes da 19ª edição do Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar (PMQA) submeterem os projetos socioambientais para avaliação. Nesta edição, o envio deve ocorrer por meio da plataforma Rede Fetrans, até o dia 31 de janeiro. Os projetos devem contemplar ações que reduzem ou neutralizam os impactos ambientais e/ou sociais advindos ao setor de transportes, bem como destacar ações externas que visem a integração saudável das comunidades com o meio ambiente. Só serão admitidos os projetos que se enquadrarem em todos os seguintes segmentos: Água, Eficiência Energética, Resíduos Sólidos e Socioambiental.
Após a submissão, os “Projetos Socioambientais” serão avaliados pela Comissão Julgadora, que atribuirá nota única para cada segmento, correspondentes a: “Tratativa Inicial”, “Boas Práticas”, “Eficiência” ou “Protagonismo”, com pesos para cada segmento classificado como inovador. No edital do Prêmio, é possível verificar todos os critérios de avaliação, bem como o novo cálculo para a nota final de cada projeto e o cálculo do resultado final da premiação, que ditará a classificação das empresas vencedoras do PMQA 2021.
A nova pontuação máxima que poderá ser alcançada é de 25 pontos. Mediante a pontuação das empresas que se destacarem no Prêmio e observados todos os critérios de avaliação e enquadramento por tamanho da frota, elas serão classificadas em OURO INOVADOR, OURO ou PRATA. Só conquistarão o OURO INOVADOR as empresas que chegarem na pontuação estabelecida e tiverem pelo menos uma ação inovadora validada no projeto.
Para acessar o edital da 19ª edição do PMQA na integra, clique aqui.