A Federação dos Transportes (Fetrans) encerrou, no último dia 2 de março, o prazo para as empresas participantes da 20ª edição do Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar (PMQA) realizarem a submissão dos projetos socioambientais.
A partir do envio dos projetos, as empresas deverão receber as visitas da equipe da Fetrans e do Sest Senat, para validação in loco das ações descritas nos projetos. As visitas ocorrerão em datas e horários programados, ainda neste mês de março. Em seguida, os projetos serão avaliados por uma comissão julgadora externa, que atribuirá nota única para cada segmento avaliado (gestão de água, eficiência energética, resíduos sólidos, socioambiental), correspondentes a: “Tratativa Inicial”, “Boas Práticas”, “Eficiência” ou “Protagonismo” com pesos para cada segmento classificado como inovador.
Neste ano, a premiação celebra a longevidade e a parceria com as empresas participantes que, ao longo
de duas décadas, têm aderido às propostas e aos objetivos do Prêmio, e evoluído junto com ele para
contribuir de maneira cada vez mais eficaz para a sustentabilidade do setor. A cada edição, novas empresas vêm somando-se a esses propósitos e a essa trajetória, enriquecendo o compartilhamento de conhecimentos e experiências e tornando-se exemplos de sustentabilidade para o setor.
Alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações
Unidas (ONU), o PMQA busca atender às mais atuais demandas sociais, ambientais e econômicas do Transporte, do País e do mundo, promovendo ações transversais e o engajamento de todos os stakeholders em torno do respeito ao meio ambiente e à preservação do planeta. Para a 20ª edição, também estão sendo preparadas novidades, que conta com 49 empresas inscritas.
Criado em 2002, o PMQA já premiou mais de 280 projetos de empresas do setor de transportes pelas ações de responsabilidade socioambiental e homenageou mais de 40 personalidades e instituições já com o Troféu Destaque Ambiental.
O PMQA é uma das ações da Fetrans promovidas através do Programa Despoluir – Programa Ambiental do Transporte, que é desenvolvido e promovido pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) e pelo SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional Aprendizagem do Transporte) e executado regionalmente pela Fetrans. Desde 2007, o Despoluir realiza atividades práticas, que visam a solucionar os impactos ambientais advindos do transporte. Ao longo da sua trajetória, foram mais de 3,4 milhões de avaliações veiculares ambientais, atendendo mais de 55 mil transportadores, engajando-os em ações de responsabilidade ambiental e contribuindo para a melhoria da qualidade do ar, especialmente nos grandes centros urbanos.