Criada no Brasil, em 2014, pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), a campanha do Setembro Amarelo tem como objetivo prevenir e reduzir os números de suicídios no País. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é uma das principais causas de morte em todo o mundo. Por ano, são registrados mais de 13 mil suicídios no Brasil e mais de um milhão no mundo. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, como a depressão.
Diante desse cenário, o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem no Transporte (Sest Senat) e a Federação dos Transportes apoiam a campanha, incentivando os profissionais do setor a cuidarem da saúde mental.
Por meio das redes sociais, o Sest Senat tem enfatizado a importância de se falar sobre o tema e estimulado as pessoas que estão passando por dificuldades a procurarem ajuda. A instituição também disponibiliza atendimentos online e presenciais com psicólogos das unidades localizadas em todo o Brasil.