Membros da Comissão Julgadora dos Projetos Socioambientais da 20ª edição do Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar se reuniram, no último dia 17 de março, para debater as primeiras impressões e avaliações sobre os materiais submetidos pelas empresas participantes do Prêmio.
A Comissão Julgadora é composta por personalidades ligadas a entidades públicas ou privadas com notório saber relacionado às categorias dos projetos socioambientais. Compete aa eles avaliar o relatório do projeto socioambiental, atribuir as notas aos relatórios dos projetos socioambientais de acordo com o regulamento e fornecer à Comissão Organizadora do Prêmio os resultados da avaliação para a composição da nota final do critério Projeto Socioambiental.
Os critérios de avaliação da Comissão Julgadora são: inovação; impacto social, ambiental e econômico da iniciativa; potencial de escala; coerência da articulação entre objetivo, metodologia, resultados e metas; e ambições e continuidade das ações do projeto.
Neste ano, a premiação celebra a longevidade e a parceria com as empresas participantes que, ao longo de duas décadas, têm aderido às propostas e aos objetivos do Prêmio, e evoluído junto com ele para contribuir de maneira cada vez mais eficaz para a sustentabilidade do setor. A cada edição, novas empresas vêm somando-se a esses propósitos e a essa trajetória, enriquecendo o compartilhamento de conhecimentos e experiências e tornando-se exemplos de sustentabilidade para o setor.
Alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), o PMQA busca atender às mais atuais demandas sociais, ambientais e econômicas do Transporte, do País e do mundo, promovendo ações transversais e o engajamento de todos os stakeholders em torno do respeito ao meio ambiente e à preservação do planeta. Para a 20ª edição, também estão sendo preparadas novidades, que conta com 49 empresas inscritas.
Criado em 2002, o PMQA já premiou mais de 280 projetos de empresas do setor de transportes pelas ações de responsabilidade socioambiental e homenageou mais de 40 personalidades e instituições já com o Troféu Destaque Ambiental.
O PMQA é uma das ações da Fetrans promovidas através do Programa Despoluir – Programa Ambiental do Transporte, que é desenvolvido e promovido pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) e pelo SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional Aprendizagem do Transporte) e executado regionalmente pela Fetrans. Desde 2007, o Despoluir realiza atividades práticas, que visam a solucionar os impactos ambientais advindos do transporte. Ao longo da sua trajetória, foram mais de 3,4 milhões de avaliações veiculares ambientais, atendendo mais de 55 mil transportadores, engajando-os em ações de responsabilidade ambiental e contribuindo para a melhoria da qualidade do ar, especialmente nos grandes centros urbanos.
Fonte: Edital PMQA – 20ª edição