Fortaleza foi selecionada para a segunda e última fase de candidatura à sede do 13º Fórum Urbano Mundial no ano de 2026. Principal conferência global sobre urbanização sustentável, o evento bianual é convocado pelo Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos, ONU-Habitat. Iniciado em novembro de 2022 e com previsão de encerramento em agosto deste ano, o pleito da capital cearense é conduzido pelo Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), que tem à sua frente o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista.
De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, como uma cidade desenhada com e para as pessoas, a gestão municipal opta por adotar as Agendas Globais de Desenvolvimento, especialmente a Nova Agenda Urbana e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, para enfrentar os complexos desafios de Fortaleza. A iniciativa de se candidatar à sede do Fórum Urbano Mundial demonstra a relevância da referida temática na gestão local, com ênfase para o ODS 11. A segunda e última fase compreende envio de documentação e processo licitatório.
Fórum Urbano Mundial
O Fórum Urbano Mundial (WUF), que acontece desde 2002, tem como propostas aumentar a conscientização, promover o conhecimento e a cooperação sobre o desenvolvimento urbano sustentável, bem como apoiar a implementação da Nova Agenda Urbana, reunindo governos nacionais, regionais e locais; organizações não-governamentais; organizações comunitárias; profissionais; instituições e academias de pesquisa; setor privado; instituições financeiras de desenvolvimento; fundações; mídia; Organizações das Nações e outras agências internacionais para discutir e reavaliar a forma como as cidades e os assentamentos humanos são planejados, projetados, financiados, desenvolvidos, governados e administrados.
Fonte: Prefeitura de Fortaleza