Olhares dos Profissionais do Transporte
A cada jornada de trabalho, milhares de motoristas e cobradores dos ônibus que passam por Fortaleza flertam com alegrias e dificuldades da cidade, numa intimidade marcada pelo constante movimento. Com esse olhar especial, no começo de 2006, eles buscaram no universo poluído e barulhento das ruas de Fortaleza, os lugares onde é possível descansar o olhar durante o duro trabalho por trás das janelas de ônibus.
Dessa experiência surgiu a exposição Fortaleza pela Janela do Ônibus: Olhares dos Profissionais do Transporte, composta por 30 fotografias, flagradas pelos trabalhadores de ônibus enquanto percorriam seus itinerários diários. A câmera na mão, fez dos operadores de transporte virarem operadores de fotografias, cheios da liberdade para compartilhar conosco aquilo que lhes faz amar Fortaleza, tão castigada e ao mesmo tempo tão cheia de belezas cotidianas.
Marcadas com o saber de quem leva gente por todos os caminhos, as fotografias das pequenas alegrias são lições de carinho com a cidade. Elas são capturas mágicas de situações que se perderam no passado, mas que se perpetuarão gravadas em duas dimensões coloridas e nas memórias afetivas dos fortalezenses. Por isso, em Fortaleza pela Janela do Ônibus, a casa escondida na vegetação, o shopping center ou a catedral, deixam de ser meras edificações e ganham significados de refúgio. Em cada esquina de Fortaleza, certamente se esconde um fragmento de vida repleto de poesia. Adamásio, Enos, Francisco, Ivo e Sinval os acharam e nos presentearam com a beleza simples da vida.