Um reforço de 54 ônibus zero quilômetro foi incrementado à frota do transporte coletivo de Fortaleza desde janeiro deste ano. De acordo com a prefeitura da capital, os novos veículos dispõem ainda de equipamentos como ar-condicionado e câmeras instaladas na porta traseira, que permitem ao motorista ter uma visão clara do desembarque dos passageiros, garantindo uma partida segura após o desembarque. As portas possuem sensores que as fecham automaticamente, conforme a legislação que proíbe a circulação de ônibus com as portas abertas.
Além disso, os veículos também possuem cadeiras mais confortáveis, entradas para carregar o celular e mais acessibilidade. Outro diferencial é que os coletivos atendem às exigências sobre a redução na emissão de poluentes previstas na 7ª fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve 7). Segundo a prefeitura, novos carros reduzem a emissão de material particulado em 97% e as demais emissões (CO, NOX e Hidrocarbonetos), chegando próximo a 90% de redução.
Os novos ônibus se somam aos 83 veículos que foram incorporados em 2022. Dos veículos novos, 21 foram adicionados à frota da Capital no dia 1° de junho.
Fonte: O Povo e Portal GC+