O evento, em seu quarto ano consecutivo, demonstra a importância dada pela empresa ao tema e o compromisso com o futuro das próximas gerações.
A responsabilidade ambiental é um compromisso que a Guanabara cultiva por entender que é seu papel contribuir para a construção de um futuro mais sustentável para o planeta. Por isso, realiza uma série de iniciativas que vão além de sua atividade empresarial e refletem o seu engajamento com a causa do meio ambiente. Uma delas é a Semana do Meio Ambiente, que neste ano chega à
sua quarta edição. O evento é uma homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, e é voltado aos colaboradores e convidados do setor de transporte com o intuito de promover a reflexão e a conscientização do papel de cada um na busca do desenvolvimento sustentável e da preservação ambiental.
Neste ano, a programação acontece de 16 a 20 de maio e conta com palestras, oficinas, dinâmicas e apresentações artísticas. Um dos destaques ficou por conta da mesa-redonda de abertura do evento sobre os desafios e metas do setor de transporte para um futuro sustentável, com a participação de Raul Girão, gerente da Guanabara, Marcelo Brasil, da Federação dos Transportes (FETRANS), e Edilene Oliveira, coordenadora de políticas ambientais da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (Seuma). Na avaliação dela, a Guanabara, ao promover o evento, mostra sua vocação para a questão ambiental. “A empresa está de parabéns porque a preocupação com o meio ambiente não está só no discurso e sim na prática. E o mais importante: mantém isso ao longo dos anos”, declarou.
Outras ações de responsabilidade ambiental da Guanabara são a coleta seletiva, a estação de tratamento e reuso das águas, a estação de tratamento de efluentes, a captação de água pluvial, as caixas separadoras de água e óleo, horta orgânica e compostagem. Também atua na educação ambiental junto aos colaboradores, com ações que estimulam a conscientização e a adoção de hábitos ambientalmente corretos.