Como forma de homenagear o abolicionista Dragão do Mar, o Centro Cultural do Transporte da Federação dos Transportes – Cepimar realizou no dia 28 de março de 2014 uma programação especial. Os alunos, colaboradores do Sest Senat de Fortaleza e integrantes da empresa de transporte Dragão do Mar assistiram ao vídeo sobre a memória de Dragão do Mar.
Francisco José do Nascimento, famoso como Dragão do Mar, ficou conhecido nacionalmente devido à sua resistência e luta abolicionista. Nasceu no dia 15 de abril de 1839 em Canoa Quebrada, Aracati. Foi dono de jangadas e prático do porto de Fortaleza onde vivenciou a exploração dos negros transportados em navios. Foi nesse contexto que Dragão do Mar protagonizou o movimento contra o comércio de escravos nas praias cearenses, e através do fechamento do porto impediu o embarque e desembarque de negros para outras províncias brasileiras.
Graças a sua bravura no dia 25 de março de 1884 o Ceará entra para história como sendo a primeira província a libertar seus escravos pondo fim a escravidão em solo cearense. Francisco José do Nascimento faleceu em 16 de março de 1914.
Centro Cultural do Transporte – CCT
Rua Dona Leopoldina, 1050 – Centro. Fortaleza/CE
Informações: (85) 3252.2624 / www.cepimar.org.br