O evento será realizado no dia 5 de dezembro e discutirá os benefícios econômicos e ambientais para o setor com as mudanças oriundas das novas matrizes energéticas
A Federação dos Transportes (Fetrans) realizará a terceira edição do Fórum Fetrans, com o tema “A Transição Energética e o Futuro do Transporte – Como a inovação pode contribuir para o avanço econômico e sustentável do setor”, na manhã do próximo dia 5 de dezembro, no Auditório da Fetrans/Sest Senat (rua Dona Leopoldina, 1050 – Centro). O evento reunirá empresários, gestores e executivos do transporte para acompanhar uma programação elaborada para trazer discussões sobre os impactos das mudanças nas matrizes energéticas da nova economia de baixo carbono, como isso já é uma realidade em alguns países e setores da economia e como o setor de transporte está inserido nesse debate como indutor de soluções inovadoras e como beneficiário dessas novas tecnologias.
A abertura do Fórum terá a participação de Érica Marcos, gerente executiva Ambiental da Confederação Nacional dos Transportes (CNT). Em seguida, na primeira palestra, os convidados terão a oportunidade de conhecer o case de sucesso da Viação Piracicabana, de Brasília (DF), com a apresentação de Albano Abreu, diretor Institucional da empresa, que falará sobre o tema “Transição Energética e os seus impactos econômicos e sustentáveis”. A Viação Piracicabana opera ônibus elétricos desde 2018, tendo montado em sua garagem uma usina de energia com 480 placas fotovoltaicas, que são utilizadas para geração própria de energia e para a recarga dos veículos.
A segunda palestra do Fórum Fetrans terá como tema “Como obter vantagem competitiva e econômica através da Compensação de Carbono”, a ser conduzida por Murilo Ferreira, CEO da Celo4 Tecnologia e Negócios. Na sua fala, Murilo irá apresentar a Verden ESG, a calculadora ambiental do transporte, uma plataforma inédita voltada exclusivamente para o setor de transporte rodoviário e que permite realizar os cálculos de emissão de carbono e de compensação de gases do efeito estufa. A iniciativa foi lançada no início do mês de outubro pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e está vinculada ao Despoluir, programa ambiental do transporte, desenvolvido e promovido pela CNT e pelo Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT) e executado regionalmente nos estados do Ceará, Piauí e Maranhão pela Fetrans.
A Verden ESG ajuda os transportadores a medir, sem custos, a emissão das frotas de cargas e de passageiros, indicando ainda a quantidade necessária de créditos de carbono a ser adquirida como forma de compensação e os benefícios econômicos que pode gerar. Ao final, Murilo estará à disposição para responder as perguntas da plateia.
III Fórum Fetrans “A Transição Energética e o Futuro do Transporte – Como a inovação pode contribuir para o avanço econômico e sustentável do setor”
Data: 5 de dezembro (segunda-feira)
Horário: das 8h às 11h
Local: Auditório da Fetrans/Sest Senat
Programação:
Boas-Vindas – Abertura com Érica Marcos – Gerente Executiva Ambiental da CNT – Confederação Nacional do Transporte
– “Transição Energética e os seus impactos econômicos e sustentáveis” – Case de Sucesso Viação Piracicabana (Brasília-DF) – Com Albano Esteves de Abreu, Diretor Institucional.
– “Como obter vantagem competitiva e econômica através da Compensação de Carbono” – Apresentação da Verden ESG – Com Murilo Ferreira – CEO Celo4 Tecnologia e Negócios
– Encerramento – Coffee Break