Em entrevista à agência EPBR, o gerente de desenvolvimento de negócios para e-Mobility na Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus, Mike Munhato, afirmou que espera que a eletrificação do setor de transportes do Brasil seja impulsionada pelos ônibus urbanos. Para ele, mesmo com obstáculos de infraestrutura, o segmento é o mais preparado para a adoção da tecnologia movida a baterias, com rotas e pontos de recarga pré-estabelecidos. Ele afirmou ainda que é preciso um empenho das prefeituras e outros agentes para viabilizar o financiamento desse negócio.
Neste ano, a marca lançou no mercado brasileiro o primeiro chassi de ônibus elétrico, com autonomia de até 250 quilômetros, totalmente desenvolvido e fabricado no país. Os veículos sustentáveis da Mercedes-Benz estão circulando, inicialmente, na cidade de São Paulo. A capital paulista tem como objetivo, a partir de 2024, ter uma frota de 2,6 mil ônibus elétricos para o transporte público.
Atualmente, cerca de 1/3 das emissões de gases de efeito estufa (GEE) oriundas de transportes movidos a diesel, na cidade, tem os ônibus municipais como uma das principais fontes. A substituição da frota vem acompanhada de melhorias na qualidade da prestação do serviço público de transporte, mas ainda não é possível afirmar que é uma mobilidade mais barata, conta o executivo.
Fonte: TRENDS CE, com informações da EPBR