Um presente da Empresa Santo Antônio
Há muito tempo, os índios pitaguarys se encontraram com os colonizadores nas velhas terras do Siará. Formaram aldeias, cambiaram os idiomas, os costumes, as crenças, lutaram entre si e disputaram poderes. Depois chegaram os escravos que araram a terra e construíram açudes nas fazendas. E do amálgama de índios, brancos e negros surgiram os primeiros traços da gente de Maracanaú.
De longe, a história de Maracanaú pode se parecer com as histórias de muitos outros lugares do Brasil. Como a vista de uma paisagem, que disfarça as diferenças, esconde os detalhes e dá ao quadro uma harmonia de conjunto. Mas, basta aproximar o olhar para que se revelem as sutilezas que fazem de Maracanaú um lugar único, marcado com as escolhas que os maracanauenses fizeram a cada passo de seu caminho no tempo.
As histórias dos lugares são importantes para refletirem aquilo que cada povo tem de especial. São elas que indicam igualdades e diferenças e, numa palavra, trazem a identidade de cada um. Escrever e compartilhar a história de Maracanaú é dar um novo sentido ao pertencimento de seu povo. É fortalecer laços e tornar mais concretos os planos de um futuro capaz de superar as dificuldades de nossos tempos. Foi por isso, que a Empresa Santo Antônio resolveu presentear os maracanauenses com a exposição itinerante Para Viver Maracanaú aberta em março de 2008, no Centro Cultural Dorian Sampaio e que circula, a partir de então, por todos os lugares da cidade.