O Boletim de Conjuntura Econômica – junho 2023, publicação realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), traz informações atuais sobre o crescimento dos índices econômicos brasileiros, em especial os números do setor de transportes no primeiro trimestre de 2023. O período trouxe números positivos da atividade econômica brasileira, que obteve um incremento de 1,9%, taxa significativa quando comparada com os trimestres anteriores. Considerando o mesmo período de 2022, o crescimento foi de 4,0%, desempenho maior do que as previsões de mercado.
Acompanhando o cenário favorável, o Produto Interno Bruto (PIB) do setor de Transporte, Armazenagem e Correios cresceu 1,2% no primeiro trimestre de 2023. Comparando com o primeiro trimestre de 2022, o crescimento foi de 5,1%. O percentual de 2023 também é mais expressivo do que o registrado no terceiro e no quarto trimestres de 2022 — respectivamente, 0,9% e 0,3%.
O desempenho da economia brasileira foi, em grande medida, puxado pelo setor agropecuário, cujo aumento do PIB foi de 21,6%. No setor de serviços, além do transporte, o grupo “Atividades financeiras, de seguros e outros serviços relacionados” também cresceu 1,2%.
Mais informações sobre o PIB e outros outros índices econômicos podem ser conferidas na íntegra do Boletim de Conjuntura Econômica da CNT, disponível neste link.
Fonte: Agência CNT