O Conselho Nacional de Trânsito – Contran – aprovou e publicou no dia 4 de dezembro uma resolução que aprova o uso de novas placas para os veículos no Brasil, a partir de 2016. As novas placas terão quatro letras e três números, o inverso do sistema atual que funciona com três letras e quatro números.
A proposta foi adotada pelos cinco países do Mercado Comum do Sul – Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela) e permitirá até 450 milhões de combinações diferentes, 280 milhões a mais do que o atual. Além disso, as placas possuirão um sistema de controle que inibirá a clonagem.
O modelo das placas também sofrerá alterações: o fundo passará a ser branco, a margem superior terá uma faixa azul com a identificação do Mercosul e o nome e a bandeira do país de origem estarão no centro e à direita respectivamente.
As placas brasileiras terão ainda uma faixa holográfica com um código bidimensional com informações sobre fabricante, número de série e data de fabricação. Contudo, o tamanho da placa não será alterado.