FETRANS premia empresas de transporte ambientalmente responsáveis e homenageia Secretário Artur Bruno.
Estar atento à preservação do meio ambiente e executar ações práticas demonstrando a preocupação com o presente e o futuro.Essa é a realidade do setor de transportes no Ceará há quase duas décadas. Uma prova disso é o Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar 2017, promovido pela Federação dos Transportes – FETRANS, cujos vencedores da 15ª edição foram anunciados na tarde da última quarta-feira, dia 7 de junho, durante as comemorações da Semana do Meio Ambiente. A solenidade contou com a participação de empresários e trabalhadores do setor de transporte, com animadas torcidas aguardando o resultado final do Prêmio, além de autoridades, convidados e imprensa.
Na ocasião, o Presidente da FETRANS, Chiquinho Feitosa, entregou o Troféu Destaque Ambiental ao secretário estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Artur Bruno, escolhido pela entidade como personalidade do ano na edição 2017.
O Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar reconhece os mais bem sucedidos projetos ou programas de conservação do meio ambiente através das ações desenvolvidas pelas empresas de transportes de passageiros e cargas. Neste ano, cinco foram os vencedores por alcançarem todos os critérios exigidos pelo regulamento: Auto Viação Dragão do Mar, Expresso Guanabara, Empresa Vitória e Transportes Urbanos Aliança (setor de passageiros); e Daniel Transportes (setor de cargas).
Uma das novidades deste ano foi o reconhecimento das três melhores Ações Inovadoras, destacando soluções criativas ambientalmente sustentáveis, desenvolvidas pelas empresas do setor. As vencedoras foram: Empresa Vitória (1º lugar), Transportes Urbanos Aliança (2º lugar) e Expresso Guanabara (3º lugar).
Em seu discurso, o Presidente da FETRANS, Chiquinho Feitosa, ressaltou a diminuição gradativa ao longo dos últimos anos da emissão de gases poluentes por veículos de transporte de passageiros e de carga no Ceará. Somente em 2017, de janeiro à maio, 1.595 veículos foram aferidos pelo Programa Despoluir coordenado pela FETRANS. Desses, 94% dos ônibus e 97% dos caminhões foram aprovados em relação à emissão de fumaça. “Tais dados nos fazem acreditar que estamos no caminho certo, contribuindo para uma nova cultura de atuação sustentável entre as empresas de transporte”, comentou Chiquinho Feitosa.
Deixe um comentário