Uma realidade muito distante do universo do transporte há algumas décadas e que hoje faz parte da rotina e do cotidiano das empresas do setor. Graças ao trabalho ativo do Despoluir, o Programa Ambiental do Transporte, promovido pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) e pelo Sest Senat, e coordenado regionalmente pela FETRANS, a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental conquistaram espaço e mostram resultados consistentes. O Despoluir completa 13 anos de atividades com bons números para apresentar e com a certeza dos objetivos cumpridos.
Nesse período, foram cerca de 3 milhões de avaliações realizadas em ônibus e caminhões de todo o Brasil, analisando as condições dos veículos no que diz respeito à emissão de gases e levando informação a empresários, motoristas e equipes de manutenção. Foram mais de 54 mil empresas de transporte atendidas e 123 mil cartilhas instrutivas distribuídas, além de outras atividades como campanhas de conscientização em cidades e estradas.
Para Vander Costa, presidente da CNT, “os empresários já estão conscientizados acerca da necessidade de praticarmos o transporte com responsabilidade ambiental, que, no nosso entendimento, significa operar gerando o menor impacto possível ao meio ambiente.” O presidente da FETRANS, Chiquinho Feitosa, concorda e destaca a participação ativa das empresas nos três Estados de atuação da Federação. “Os resultados obtidos pela nossa equipe do Despoluir e as ações apresentadas pelas empresas e destacadas anualmente com o nosso Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar comprovam o nível de atenção das nossas empresas com esse tema de tão grande relevância a sociedade brasileira e para a humanidade”, ressalta Feitosa.
Nossos parabéns à equipe do Programa Despoluir da FETRANS pela dedicação, pelo profissionalismo e pelos excelentes resultados obtidos nesses 13 anos de jornada!