O maior programa ambiental da iniciativa privada do Brasil, o Despoluir, comemorou, no último dia 18 de julho, 16 anos em operação. Desenvolvido e promovido pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e pelo SEST SENAT, o programa está presente em todo o País e é executado regionalmente pela Federação dos Transportes (Fetrans) nos estados do Ceará, Piauí e Maranhão. O Despoluir realiza, desde 2007, atividades práticas, que visam solucionar os impactos ambientais advindos do transporte.
O programa promove gratuitamente serviços ambientais, como avaliações de veículos a diesel de transportadores de todo o Brasil, além de desenvolver materiais técnicos e de conscientização sobre o tema. A iniciativa já realizou mais de 4,1 milhões de aferições em quase 500 mil veículos, atendendo cerca de 55 mil empresas de transporte e caminhoneiros autônomos no país, além de publicar mais de 40 estudos técnicos.
As atividades são gratuitas e oferecidas às empresas do setor que buscam aprimorar a inspeção ambiental em veículos e a análise do combustível contido no tanque de armazenamento das empresas de ônibus e caminhões (Avaliação da Qualidade do Diesel).
Periodicamente, o conhecimento é compartilhado por meio dos encontros técnicos regionais, nos quais interagem os coordenadores regionais do Programa e as equipes técnicas das federações. Neste ano, no Nordeste, a Federação dos Transportes (Fetrans) anfitrionou o Encontro Técnico da região. Para o presidente da entidade, Chiquinho Feitosa, o Despoluir atua em uma seara prioritária para o setor. “A sustentabilidade está cada vez mais conectada com a saúde financeira e a possibilidade de longevidade das empresas. Ela está diretamente ligada à economia, à redução de custos e a diferenciais competitivos”, afirma.
Fonte: CNT