Uma plataforma inédita voltada exclusivamente para o setor de transporte rodoviário e que permite realizar os cálculos de emissão de carbono e de compensação de gases do efeito estufa foi lançada no início do mês de outubro pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). A Verden ESG, calculadora ambiental do transporte, está vinculada ao Programa Despoluir e ajudará os transportadores a medir, sem custos, a emissão das frotas de cargas e de passageiros, indicando ainda a quantidade necessária de créditos de carbono a ser adquirida como forma de compensação.
O Despoluir, programa ambiental do transporte, é desenvolvido e promovido pela CNT e pelo Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT) e executado regionalmente nos estados do Ceará, Piauí e Maranhão pela Federação dos Transportes (Fetrans). Desde 2007, o Despoluir realiza atividades práticas, que visam a solucionar os impactos ambientais advindos do transporte. Ao longo da sua trajetória, foram mais de 3,4 milhões de avaliações veiculares ambientais, atendendo mais de 55 mil transportadores, engajando-os em ações de responsabilidade ambiental e contribuindo para a melhoria da qualidade do ar, especialmente nos grandes centros urbanos.
A Verden ESG é mais uma forma de incentivar e viabilizar as melhores práticas ambientais para as empresas brasileiras do setor de transportes. Além disso, a ferramenta vai ao encontro da lei nº 12.187/2009, que instituiu a Política Nacional sobre Mudança do Clima e já se antecipa à regulamentação do mercado de carbono, prevista em projeto de lei que tramita no Congresso Nacional.
Na Verden ESG, os transportadores poderão inserir informações sobre número, tipo e ano de cada veículo que a empresa possui, além do combustível utilizado e a autonomia veicular. Esses dados permitirão à plataforma indicar a quantidade de poluentes emitida, conforme a quilometragem percorrida por cada veículo em um período determinado.
De posse dos resultados, as empresas poderão escolher, por meio da calculadora, projetos de neutralização, com certificação da Organização das Nações Unidas. Dessa forma, é realizada a compensação ambiental de seus veículos.
Além de tornar a frota mais sustentável, a Verden ESG pode democratizar o acesso das empresas de transporte a linhas de crédito verde com taxas de juros mais atrativas e facilitar as adequações às legislações ambientais do setor. Outra vantagem é oferecer maior competitividade em contratos com grandes empresas que priorizam políticas ESG.