Comandado pela Federação dos Transportes (Fetrans) nos estados do Ceará, Piauí e Maranhão, o Programa Ambiental do Transporte – o Despoluir – vem contribuindo para promover a eficiência energética e gerar ganhos ambientais no setor de transporte. Só no primeiro trimestre de 2021, as equipes do programa realizaram mais de 4 mil aferições veiculares ambientais nas empresas de transporte coletivo rodoviários de passageiros e cargas dos três estados citados. Ao todo, 91 empresas foram atendidas e orientadas sobre a qualidade dos combustíveis utilizados e a redução da emissão de poluentes.
Segundo Luiz Melo, coordenador do Núcleo Sócio Ambiental da Fetrans isso significa que, além de minimizar danos ao meio ambiente e à saúde dos profissionais e da população, o Programa Despoluir tem gerado ganhos econômicos para o setor, tendo em vista que a análise da opacidade (níveis de fumaça) e dos veículos ajudam na adequação das frotas e evitam prejuízos causados por problemas mecânicos nos veículos.
Criado há mais de 13 anos, o Despoluir atua também no engajamento de empresas e trabalhadores do transporte em outras ações de responsabilidade ambiental. Dentre as iniciativas, estão a elaboração e a divulgação de materiais informativos, que explicam os benefícios de alternativas sustentáveis e a forma de utilizá-las, bem como a participação em ações de atenção à saúde dos profissionais do setor, estendendo sua atuação também para ajudar motoristas autônomos. Desde o início da pandemia, o Despoluir também atua em mobilizações pela conscientização e prevenção ao coronavírus.
O Despoluir também é responsável pelo andamento das atividades do Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar (PMQA), auxiliando as empresas na adaptação às inovações tecnológicas ou de fontes energéticas que trazem ganhos operacionais e à qualidade de vida e incentivando-as na adoção de práticas mais sustentáveis.