Na manhã desta quinta-feira (24/07), a Prefeitura de Belo Horizonte, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), apresentou, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), uma de suas estações de monitoramento da qualidade do ar.
Desde janeiro deste ano, a SMMA já realiza a medição da qualidade do ar nas duas estações de monitoramento instaladas e colocadas em funcionamento pela PBH.
A intenção da PBH é que, a partir do próximo mês, os dados do monitoramento da qualidade do ar sejam divulgados diariamente na página da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (www.pbh.gov.br/meioambiente).
Monitoramento
O monitoramento da qualidade do ar determina o nível de concentração de um grupo de poluentes selecionados como indicadores de poluição (partículas inaláveis, dióxido de enxofre, monóxido de carbono, ozônio e dióxido de nitrogênio). Isso se deve à ocorrência dos poluentes na atmosfera e aos efeitos adversos que causam ao meio ambiente.
Para cada poluente, limites máximos de concentração são fixados pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente, CONAMA, na resolução 03/90 que, quando ultrapassados, podem afetar a saúde, a segurança e o bem-estar da população, além de ocasionar graves danos ao meio ambiente. O resultado dos Índices de Qualidade do Ar (IQAr) – ferramenta matemática utilizada para converter as concentrações dos poluentes – é classificado nas escalas boa, regular, inadequada, má, péssima e crítica.
Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte