Segurança no Trânsito e no Transporte é o resultado do 1º concurso de desenhos promovido pelo Centro Cultural do Transporte, integrando as atividades da Semana do Trânsito em Fortaleza. A atividade mobilizou crianças que estudam nas cinco turmas do 5º ano da Escola Municipal Maria Dolores Petrola de Melo Jorge no bairro do Bom Jardim.
Juntando suas vivências cotidianas com conhecimentos articulados nas salas de aula, os estudantes criaram cartazes mostrando as ligações entre educação no trânsito e o exercício cidadão. Percorreram os direitos que o Estatuto da Criança e do Adolescente lhes garante. Direito à liberdade, ao respeito e à dignidade. Direito a aprender, brincar, falar, divertir-se… E, sobretudo, o direito de ir, vir e estar nos lugares, quase como uma condição para o direito à cidade, entendida como lugar público que nos faz cidadãos.
Poder ir e vir é a certeza de que os horizontes são muito maiores do que os limites da casa, da escola ou do bairro. É a possibilidade do direito à cidade, como o universo que se abre misterioso para a descoberta. Por isso, ir e vir faz parte da vida plena e livre, é uma chance de aprender com o outro.
Não há experiência mais rica do que se transportar para outros lugares, no tempo e no espaço. Para isso, temos as trocas humanas, os livros, a televisão, a internet, que levam longe a nossa imaginação. Temos também as ruas, os carros, os ônibus, que levam nossos corpos e nos ensinam a compartilhar espaços. Por isso, educação no trânsito e no transporte, mais que um cuidado com segurança de cada um, é um desafio da democracia.