Semana Nacional do Trânsito alerta para a importância da tolerância para um trânsito mais seguro
Fazer do trânsito um local propício para o deslocamento correto e seguro é responsabilidade de todos que o compõem, seja enquanto motoristas, motociclistas, ciclistas ou pedestres. No trânsito, boas atitudes entre condutores e pedestres têm o poder de promover o respeito e a cidadania e é essencial saber agir corretamente frente às diversas situações do dia a dia no trânsito, reconhecendo e alterando maus hábitos e posturas negativas.
De 18 a 25 de setembro, comemora-se a Semana Nacional de Trânsito. Neste ano o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu como tema a ser trabalhado pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito e pela comunidade “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, tema que acompanha a evolução das ações de campanha de educação de trânsito do Denatran de anos anteriores, e acompanha as ações da “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020”.
A principal finalidade da semana é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária.
Nos três estados de atuação da FETRANS (Ceará, Piauí e Maranhão), as unidades do SEST SENAT, com o apoio da FETRANS, realizam diversas ações de orientação e cuidado no trânsito, como eventos, blitzes educativas, palestras, entre outras iniciativas para sensibilizar a todos, mas, especialmente, aos motoristas profissionais sobre o tema. Por meio dessas ações, que são intensificadas durante a Semana Nacional do Trânsito, mas que acontecem ao longo de todo o ano, o SEST SENAT e a FETRANS querem alertar que a boa convivência no trânsito acontece principalmente quando há respeito e compreensão.