Por meio do Programa Proteção, o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem no Transporte (Sest Senat), em parceria com a Childhood Brasil, organização que atua no enfrentamento do abuso e da exploração sexual contra crianças e adolescentes, criou uma campanha com foco na proteção desse público na internet. Segundo dados da pesquisa TIC Kids Online Brasil 2019, no País, 89% dos jovens de 9 a 17 anos usam internet e, em média, 58% utilizam apenas o celular para se conectarem, o que dificulta a supervisão dos adultos ao conteúdo consumido.
A pesquisa também aponta quais são os maiores perigos vividos pelos jovens na web: 15% das crianças e dos adolescentes de 9 a 17 anos viram imagens ou vídeos sexuais na internet; e 18% de 11 a 17 anos disseram ter recebido mensagens com conteúdo sexual; além de 11% já terem recebido pedidos de fotos ou vídeos mostrando o corpo.
Além das situações de abuso e exploração sexual, o bullying virtual é outra ameaça. De acordo com o estudo, 31% das meninas e 24% dos meninos afirmaram ter recebido ofensas online. Já quase metade dos jovens de 9 a 17 anos disse ter presenciado alguma discriminação na web.
Para ajudar pais e responsáveis na mediação das atividades online dos jovens, foi desenvolvida uma cartilha com dicas sobre como orientá-los a navegar na internet com segurança. O objetivo do material é prevenir crimes como a pornografia infantil e o cyberbullying. É possível acessar a cartilha, por meio do link: https://www.childhood.org.br/publicacao/Navegar_com_Seguranca.pdf.