Unidade de Fortaleza (CE) fez atendimentos aos profissionais taxistas.
O Projeto está previsto para ser desenvolvido ao longo deste ano em várias Unidades. O objetivo é integrar as atividades de promoção da saúde e qualidade de vida nas especialidades oferecidas pelo SEST SENAT.
Taxistas
A 1ª Fase, executada no período entre maio e julho, é destinada às ações que serão ofertadas aos taxistas. Em janeiro, a Confederação Nacional do Transporte – CNT publicou o resultado da pesquisa “O Perfil dos Taxistas – 2016”, que coletou dados de 1.001 profissionais. De acordo com a publicação, 74,2% dos profissionais estão acima do peso. Apenas 46,2% procuram profissionais de saúde de forma preventiva, 82,2% não possuem plano odontológico, 16,7% já tiveram ou se trataram de pressão alta e 14,7% de problemas de coluna. Já em relação a alimentação, 45,9% não têm local certo para realizar as refeições e apenas 28,1% se alimentam em casa.
Objetivos
Por isso, realizar exames, ações de educação para a saúde (odontologia, fisioterapia, nutrição e psicologia) e cidadania no local de trabalho de trabalhadores do transporte, como pontos de táxi, terminais de ônibus e pontos de parada de caminhões, estão entre os principais objetivos do Projeto.