Segundo levantamento da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), o Brasil registrou, em 2021, um aumento de 1,7% nos casos de roubos de cargas. Esse é o primeiro aumento nos últimos cinco anos e já aponta para um prejuízo de mais de R$ 1 bilhão. Neste sentido, o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat) realizou, de 19 a 27 de novembro, uma mobilização nacional em prol da saúde mental e da integridade física dos motoristas, público mais prejudicado pela violência nas estradas.
A mobilização também teve como objetivo despertar a atenção de motoristas do transporte rodoviário de cargas sobre a importância do planejamento das rotas para evitar roubo de cargas nas rodovias e também acidentes.
Equipes das unidades operacionais do Sest Senat estiveram presentes em pontos de grande
concentração de caminhoneiros, como postos de combustíveis, terminais de cargas e passageiros e empresas de transportes. Além de conteúdo e informação, os motoristas também receberam atendimentos em psicologia e outras especialidades.