Entre os dias 21 e 25 de setembro, o Sistema Fetrans, através do Sest Senat, participa da campanha “Transporte em Ação Sest Senat – Semana Nacional do Trânsito”, voltada para os trabalhadores do transporte do Ceará, Piauí e Maranhão, cujo tema deste ano é “Nunca foi tão importante cuidar do coletivo.”
O objetivo da ação é alertar sobre a necessidade de os protocolos de saúde serem seguidos também dentro dos ônibus e sobre como isso pode contribuir para um trânsito melhor. Nos materiais da campanha, estão orientações a respeito da obrigatoriedade do uso de máscara dentro dos coletivos e da importância de manter as janelas abertas; evitar conversar nos ônibus; higienizar sempre as mãos; e negociar, sempre que possível, os períodos de trabalho para fugir dos horários de pico.
As atividades serão realizadas nas sete unidades de atuação no Ceará (Fortaleza, Crato e Sobral), no Maranhão (São Luís e Imperatriz) e no Piauí (Teresina e Picos) com atendimento na área de Odontologia e orientações de saúde bucal e imunidade; na área de Fisioterapia, com exercícios de respiração para melhorar a condição pulmonar e dicas de alongamento para a saúde da coluna. Serão dadas também orientações sobre os riscos do uso do celular ao volante, mini palestra sobre educação no trânsito e dicas para realização do cadastro no portal do cliente do Sest Senat. Além das atividades voltadas para a saúde, o Programa Despoluir, da Fetrans, fará uma mobilização de orientação e preservação para um meio ambiente mais saudável.
“O transporte público de passageiros é um dos segmentos mais afetados pela crise, mas, mesmo assim, não parou. Continuou transportando os trabalhadores das atividades que também não podiam parar. As empresas investiram em segurança sanitária, com higienização frequente, disponibilização de álcool em gel e outras tecnologias para dar segurança ao passageiro. Andar de ônibus é seguro sim. O risco de contágio é o mesmo que o de ir a um supermercado e depende, principalmente, de cada um. Assim, com essa campanha, queremos informar a população de maneira correta e deixar a mensagem de que todos nós somos responsáveis pelas seguranças individual e coletiva no trânsito”, destaca o presidente da CNT e dos Conselhos Nacionais do Sest e do Senat, Vander Costa.