A Unidade Operacional do Serviço Social do Transporte (Sest) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) de Teresina participou, na última terça-feira (17), de solenidade em alusão à Campanha Novembro Azul realizada pelo Governo do Estado do Piauí e pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). As coordenadoras Rosa Maria Oliveira de Carvalho (Sest) e Rennata Paolla Jacintho Peres Reis (Senat) representaram as instituições no evento.
Com o tema “Homem que se cuida tem atitude”, além da conscientização do público masculino para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, a campanha do governo também enfatiza a prevenção a outros tipos de cânceres, como o do órgão genital masculino. O Piauí aparece em primeiro lugar no ranking dos estados com mais casos deste tipo de doença no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Na ocasião, também foi lançado o Cartão de Saúde dos Caminhoneiros e das Caminhoneiras, uma iniciativa do Ministério da Saúde para atender às necessidades dos motoristas de transportes rodoviários de cargas. O documento possibilitará o acompanhamento de informações clínicas dos profissionais durante os atendimentos nas unidades do Sest Senat de todo o Brasil, facilitando e aperfeiçoando os diagnósticos e os tratamentos recomendados, de acordo com o histórico de saúde registrado no cartão. A iniciativa também contribuirá para a elaboração e adoção de políticas públicas de cuidados específicos para esse público.
O Sest Senat Teresina deverá fazer a distribuição do Cartão de Saúde dos Caminhoneiros e das Caminhoneiras no Estado.