O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET) iniciou ainda no fim do último mês de julho, a entrega dos cartões do novo sistema de bilhetagem eletrônica do transporte urbano e semiurbano da capital. A nova bilhetagem, que pretende tornar a experiência dos usuários do transporte coletivo mais eficiente, segura, inclusiva e moderna e proporcionar aos passageiros mais rapidez e facilidade no pagamento das passagens, iniciou a operação, de forma gradual, no dia 17 de julho.
O SET iniciou a troca dos cartões pelo público dos aposentados e pessoas com deficiência (PcD), obedecendo uma tabela que organiza a retirada dos bilhetes de acordo com o mês de nascimento. A previsão é de que até o dia 13 de outubro, a entrega dos cartões para esses públicos seja finalizada. As entregas ocorrem no Terminal Cohama Vinhais (para idosos) e no Centro Educacional e Social São José Operário (CESJO), no bairro da Cidade Operária (para PcDs). O horário de atendimento é das 8h às 17h.
A Prefeitura de São Luís é responsável pela bilhetagem eletrônica e atua na implantação do novo sistema, garantindo sua viabilidade para a população. A previsão da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) é de que até o mês de setembro, 100% da frota esteja operando com as novas tecnologias. Durante esse período de transição, nenhum cidadão que possua o sistema antigo será prejudicado, podendo continuar utilizando seu cartão antigo até que seus créditos sejam zerados. Em alguns ônibus, os passageiros perceberão a presença de dois validadores, um novo e um antigo, para garantir a transição entre os sistemas.
Fonte: SET