Movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito, o Maio Amarelo está na 10ª edição e conta, por mais um ano, com apoio da CNT, do SEST SENAT e do ITL – o Sistema Transporte. O objetivo é realizar ações coordenadas entre o poder público e a sociedade civil, durante todo o mês, de modo a difundir conhecimento a respeito de um trânsito mais seguro.
Neste ano, com o tema “No trânsito, escolha a vida!”, a campanha visa conscientizar os motoristas sobre as práticas necessárias para prevenir sinistros de trânsito e mortes. A redução de fatalidade na estradas e ruas brasileiras é justamente o que o Movimento Maio Amarelo tem buscado nestes 10 anos.
Dados sobre o trânsito no Brasil
Segundo dados do Observatório Nacional de Segurança Viária, a cada 12 minutos uma pessoa morre no trânsito no Brasil. Um levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que 90% dos acidentes ocorrem por imprudência, imperícia e negligência, gerando um custo anual de cerca de R$ 60 bilhões para o governo brasileiro (IPEA).
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) aponta que a condução distraída foi a principal causa de colisões no país entre 2020 e 2021, gerando cerca de 22 mil acidentes.
Daí a importância da conscientização para reduzir o número de sinistros no trânsito brasileiro e, consequentemente, as mortes geradas por acidentes. Dessa forma, o Maio Amarelo atua compartilhando conteúdos educativos com a população e promovendo debates e blitzes nas vias do território nacional em torno do tema.
Para reforçar os objetivos da campanha, todas as 162 unidades do SEST SENAT estão realizando mobilizações e oferecendo, ao longo deste mês, ações de promoção de saúde de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, além de atividades de educação de trânsito.
Fonte: CNT, Site Younder