Conciliar o desenvolvimento social e os cuidados com o meio ambiente é um dos compromissos da Federação dos Transportes. Por isso, em 2004, ela criou o Projeto Sucarte, para mostrar a importância do reaproveitamento de resíduos e estimular a responsabilidade socioambiental nas empresas de ônibus.
O trabalho envolveu profissionais das empresas de transporte que, reunidos em grupos, criaram objetos para uso ou contemplação, usando somente materiais que seriam descartados. A coleção das peças resultou nas exposiçõesSucarte: Arte em Material Reciclável nos espaços culturais do Sest Senat em Fortaleza, Teresina e São Luís, desde 2004.
Em Fortaleza, a mostra teve a curadoria de Caetano Barros, escultor conhecido por transformar sucata em arte. No Piauí, foi organizada por Braga Tepi, também um artista da reciclagem. Sucarte esteve diversos pontos de Teresina. Em 2006, alunos da UFPI apresentaram as peças piauienses durante a Semana do Meio Ambiente como exemplo de trabalho de conscientização ambiental.