O cotidiano de muitas pessoas passa pela rotina de se deslocar de casa em direção ao trabalho ou outros compromissos no intervalo compreendido entre 6h e 7h da manhã, e é justamente nesse intervalo que ocorre o pico de emissões de CO2 pelos veículos.
As emissões de gases poluentes do transporte individual em comparação ao transporte coletivo é bastante relevante se levarmos em consideração a quantidade de pessoas transportadas, pois nesse cenário os ônibus emitem quase quatro vezes menos que o transporte individual.
Segundo a SEMACE (Superintendência Estadual do Meio Ambiente) os automóveis são responsáveis por 73% das emissões de gases de efeito estufa ao longo de um dia na cidade. Os ônibus, municipais e rodoviários, são responsáveis por 24% e as motos correspondem aos 3% restantes.
É pensando cada vez mais na qualidade de vida que a FETRANS vem atuando através do Programa Ambiental do Transporte – Despoluir, que trabalha continuamente para aprimorar a gestão ambiental do setor de transporte, apoiando as empresas de ônibus e sindicatos em busca de participação da sociedade.