Cheia de contradições, muitas vezes Teresina se ergue cruel e alheia aos destinos de seus habitantes. Falta tempo para contemplar a cidade. E uma certa beleza da vida comum, passa invisível no corre-corre diário. Mas muitas cenas do cotidiano têm a mágica de transformar o dia e fazer a vida melhor no meio da fumaça e do barulho da metrópole.
Os motoristas e cobradores de ônibus fazem seu ofício nesse movimento. Fluem para todos os lados, conhecem pessoas e caminhos, encantos e desencantos de Teresina. Em 2006, oito deles aceitaram o desafio de registrar os momentos benfazejos da profissão e traze-los a todos.
A exposição Transporte e Fotografia: O que Amo na Cidade onde Trabalho é o fruto dessa aventura. Ali estão fotografias, colhidas espontaneamente nos lugares que os profissionais do transporte percorrem e selecionadas pelos jornalistas Margareth Leite e Paulo Gutemberg e pelo Procurador do Trabalho, João Batista Machado Júnior. A mostra foi realizada com a parceria do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina – SETUT – e esteve aberta entre agosto e setembro de 2006, no Sest Senat Teresina. Depois disto, ainda em 2006, Transporte e Fotografia esteve no espaço do vale-transporte na sede do SETUT e no saguão principal do Aeroporto Petrônio Portela, também em Teresina.