A fase local da 10ª edição da Copa SEST/SENAT de Futebol 7 Society em Fortaleza chegou ao fim, no último dia 02 de julho. Irão representar a unidade operacional da cidade na fase nacional da disputa os times das empresas Vitória (modalidade masculina) e Princesa dos Inhamuns (modalidade feminina). A unidade busca o pentacampeonato no torneio. Na fase local, concorreram 14 times. Na final local, além dos jogos, também houve a oferta de serviços de saúde para atletas e público em geral e a entrega das doações de alimentos arrecadadas durante as inscrições para o campeonato. O Instituto da Primeira Infância (Iprede) foi a entidade beneficiada com a ação.
Também subiram ao pódio da fase local os times das empresas Maraponga, que alcançou o 3º lugar na disputa entre as equipes masculinas; e Vega, que ficou em 2º lugar na competição feminina. Além de ser o grande campeão da modalidade para mulheres, a Princesa dos Inhamuns também conquistou o 2º lugar na final local masculina.
A Copa SEST SENAT de Futebol 7 Society é o maior torneio de futebol amador do Brasil e as fases locais da competição aconteceram em 84 unidades operacionais localizadas em todas as regiões do país. Disputada por atletas que são trabalhadores do setor de transporte, a Copa busca a democratização do acesso ao esporte, incentivando a prática desportiva entre esses profissionais. Neste ano, a grande novidade é a categoria feminina.
A Copa SEST SENAT de Futebol 7 Society é realizada em duas etapas. Na fase local, cada unidade operacional realiza um campeonato regional. Na fase nacional, os campeões regionais duelam entre si, em regime de eliminatória simples (“mata-mata”). Em 2023, as finais serão disputadas na unidade do SEST SENAT de Boa Vista (RR) e serão abertas à comunidade.
Participam empresas do setor de transporte de todos os modais e transportadores autônomos (caminhoneiros, taxistas, mototaxistas e motofretistas). Na categoria feminina, também participam dependentes de trabalhadores do transporte com, no mínimo, 18 anos completos.
As partidas da Copa SEST SENAT seguem as regras oficiais da Confederação Brasileira de Futebol 7 Society vigentes. As disputas têm dois árbitros e duração de dois tempos de 25 minutos corridos cada, além de dez minutos de intervalo para descanso e orientação dos times. Cada equipe é composta por, no mínimo, dez e, no máximo, 15 atletas, além de um técnico. Pode ser inscrito, ainda, um auxiliar técnico, desde que ele também seja comprovadamente de empresa do setor.
Fonte: SEST SENAT Fortaleza