Integrando a programação da 15ª Primavera dos Museus, evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que acontece neste mês de setembro, o Centro Cultural Fetrans promoveu na última quinta-feira (30), um webinar com profissionais da cena cultural do Ceará para dialogar com o público sobre as novas possibilidades de recomeço para os espaços culturais do estado, propondo novos cenários e frentes de atuação para o setor.
Guiados pelo tema “Museus: perdas e recomeços”, os participantes debateram as mudanças nas formas de produzir e transmitir cultura após os impactos da pandemia e as perspectivas para o futuro do setor, bem como dos equipamentos e produtores culturais brasileiros. Estiveram no encontro a museóloga Emilly Cristine, do Museu do Ceará; o médico João Flávio Nogueira, fundador do canal História de Fortaleza Ceará, no Youtube; o museólogo Saulo Moreno, coordenador do Núcleo Educativo do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC/UFC), e Wellington Sousa, Auxiliar de Pesquisa História do Centro Cultural Fetrans. O evento foi transmitido por meio da plataforma Rede Fetrans e mediado pelo jornalista e assessor de comunicação da Fetrans, Mauro Costa. Para os interessados que não puderam acompanhar o debate ao vivo, o conteúdo já está disponível na plataforma.
Ao todo, a 15ª Primavera dos Museus agregou mais de 1.700 atividades, dentre shows, seminários, exposições, visitas mediadas, palestras, debates, lançamentos de livros, workshops e festivais, reunindo mais de 680 instituições de todo o País numa única programação.