Principais personagens do enredo do transporte, não é possível construir a história dos jeitos de levar passageiros no Nordeste sem conhecer os ônibus, bondes e caminhões mistos que rodaram por aqui. Mas, desde o final do século 19, quando começaram a se esboçar os primeiros traços do sistema de transporte, os carros mudaram muito. Os antigos bondes das bucólicas cidades da virada do século 20 foram ganhando novos formatos e forças motrizes. Apareceu a eletricidade, que deixou no passado a lentidão da tração animal no transporte urbano. Nas estradas, pequenos carros movidos a gasolina foram adaptados para conduzir pessoas, tomando o lugar de carros puxados por burros. Com o tempo, o desenvolvimento da tecnologia de transporte, o aparecimento de grandes firmas importadoras e, mais tarde, das fábricas nacionais transformaram motores e carrocerias, trazendo mais segurança e conforto para os viajantes. Tudo junto com a criatividade de motoristas para contornar os obstáculos das estradas esburacadas ou para vencer caminhos cada vez mais longos.
Os Memoriais Fotográficos do Transporte do Ceará, Piauí e Maranhão refletem essa trajetória. O Memorial Fotográfico do Transporte do Ceará, criado em 1999, apresentou mais de 500 fotografias de bondes, mistos e ônibus artesanais e industriais. Em 2009, oMemorial cearense foi atualizado, alinhavando as transformações dos carros com as novidades da indústria automotiva nacional e se transformou numa das mais completas exposições sobre ônibus do Brasil.
No Piauí, o Memorial foi lançado em 2000, com 253 fotografias dos veículos de Teresina e cidades do interior, colocando lado a lado as experiências sobre rodas e os antigos caminhos de rios nas ligações entre as cidades piauienses. O Memorial Fotográfico do Transporte do Maranhão foi inaugurado em 2001, na sede do Sest Senat, em São Luís, com 282 fotografias. No Piauí e no Maranhão, os Memoriais são exposições itinerantes.
Visitação
No Ceará:
Sest Senat Fortaleza, Rua D. Leopoldina, 1050 – Centro.
De segunda a sexta, das 8:00 às 18:00 horas.
Informações: (85) 3261-7066.